O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Orquídea






 
Hoje vou mostrar-vos mais uma flor do meu jardim..
A Orquídea!
As flores representam a beleza do mundo físico, mas também encantam e alimentam a nossa alma!
Existem mais de 30.000 variedades e todas são possuidoras de uma beleza singular.
E a orquídeaé para mim a rainha das flores... Representa a beleza, o amor, o luxo, a virilidade...

É o presente de excelência pois serve para todas as ocasiões: nascimentos, aniversários, inaugurações, para homens, senhoras... Enfim, para qualquer evento!

São flores sensíveis, requerem cuidados muito especiais:

  • Precisam de luz mas não de exposição directa ao sol;

  • Suportam temperaturas entre os 15 e 20 graus, embora algumas espécies, tolerem temperaturas mais baixas;

  • Ambiente húmido, no entanto a terra não deve estar encharcada;

  • Adubação regular, com produtos especiais para elas, à venda já preparados nas casas da especialidade;

  • E como todas as plantas muito amor e dedicação!...


Link para essa postagem


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pudim de melancia

O meu anterior post foi sobre melancia e fiquei curiosa de saber se havia receitas interessantes com essa fruta apesar de não ser conveniente misturá-la com outros alimentos. Encontrei esta receita em http://www.moo.pt/ que me pareceu bem fácil e rápida de fazer.

Ingredientes:


•400 ml de suco de melancia peneirado(s)

•2 colher(es) (sopa) de amido de milho

•5 colher(es) (sopa) de açúcar 

•2 unidade(s) de cravo-da-índia

•100 ml de água

•6 gotas de essência de jasmim

Preparação:

Numa panela, misture todos os ingredientes e leve-os ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau até obter a consistência de pudim. Deixe o preparado esfriar, mexendo de vez em quando com uma colher. Despeje em taças molhadas e leve ao frigorífico. Desenforme no dia seguinte, apenas no momento de servir.

Dica: decore com flores de jasmim, frutas em calda e pistache moído.

Rendimento: 8 porções



Link para essa postagem


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Melancia



História

A melancia é um fruto milenar, com origem na África tropical, como fruto silvestre. Terá sido cultivada nas margens do rio Nilo e a partir de então se foi espalhando pelas regiões do mundo, de clima tropical, através das migrações dos povos. Chegou ao sul da Ásia por volta do séc. X, ao sul da Europa no séc.XIII, tendo chegado à América no séc. XVI com os Descobrimentos e posteriormente, na época da escravatura, onde os negros a terão levado para o Brasil, país que é hoje um dos maiores produtores de melancia do mundo, junto com Estados Unidos da América, México e outros países da América latina, e do sul da Ásia - a China é o maior produtor do mundo e a Espanha o maior produtor da Europa.

Melancia
Citrullus lanatus

A melancieira, planta que dá melancia, é uma planta rastejante, de folhas triangulares e as flores pequenas e amareladas duram pouco mais de um dia e são polinizadas por insectos, sobretudo abelhas. No entanto o seu fruto é um dos maiores de todo o reino vegetal... uma melancia pode pesar uns 10 kgs e ter de diâmetro 25cms, as redondas, ou 75cms de comprimento, as que têm forma alongada. A casca é lisa, verde e lustrosa; a polpa vermelha, suculenta e doce...


Cultivo
  • Como já disse cultiva-se nos países de clima tropical, em solos secos e arenosos, pouco compactados, mas férteis, ricos em matéria orgânica; toleram a acidez do solo mas é preferível de Ph neutro.
  • Planta intolerante ao frio deve ser semeada quando não haja perigo de geadas. Normalmente, em Portugal, a sementeira é feita entre Março e Abril ou até em Maio nas regiões mais frias.  
  • Semeia-se a uma profundidade de 2 a 4 cms em camalhões de 2 mts de largura e de 20 a 30 cms de altura.
  • É tolerante à seca, no entanto convém uma rega moderada principalmente durante o crescimento do fruto, para proporcionar uma boa produção.
  • A adubação deve ser rica em azoto, potássio e magnésio.
  • Proteger e cuidar do aparecimento de pragas e doenças: ácaros, larvas mineiras, mosca branca, etc..
  • Mondar os frutos defeituosos, para promover uma maior qualidade dos frutos.
  • A colheita deve ser feita quando o fruto está já maduro. A melancieira é uma planta de crescimento rápido, e o fruto está pronto a ser colhido , entre os 75 a 100 dias após a sementeira. para verificar se a melancia está madura, tem-se em conta vários factores: 
  1. Os dias percorridos desde a sementeira.
  2. O tamanho e a cor.
  3. O som do toque: ao dar uma pancadinha na casca deve ter um som oco.
  4. A parte que está em contacto com o solo, que inicialmente é branca deve estar amarela.
 Variedades



Existem cerca de 50 espécies de melancia que se  classificam segundo vários factores:
  • Genéticos, com sementes, (diplóides) ou sem sementes (triplóides);
  • A cor da casca;
  • A cor da sua polpa, que pode ser vermelha, amarela ou rosa.
  • Segundo a sua forma: redonda ou alongada, ou até quadrada! No Japão produzem-se hoje em dia melancias quadradas, para facilitar o transporte e economizar espaço de armazenamento. Quando o fruto está em crescimento é colocado em moldes de vidro, obrigando-o a crescer dessa forma!
Propriedades e recomendações

A melancia é constituída essencialmente por água que corresponde a aproximadamente 90% do seu peso.
É rica em minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, vitaminas do complexo B (B1 e B2), vit.A e vit.C, embora em menores quantidades que a maioria das outras frutas.
Por tudo isto eu costumo dizer que ingerir melancia é uma forma de "comer água"!
É portanto um fruto muito refrescante e diurético.
Por ser diurético é recomendado para prevenir a desidratação, a obesidade, as obstruções renais, artrite, bronquites crónicas, males da bexiga, pressão alta... baixar a febre, eliminar vermes, limpar o estômago e intestinos, e faz muito bem à pele...
Contém também uma substancia chamada licopeno, um antioxidante que segundo alguns estudos ajuda na prevenção de alguns cancros (pâncreas, pulmão e cólon), e curcubitina que se crê ajuda a prevenir os problemas da próstata.

Modos de uso


Normalmente a melancia come-se ao natural, como fruta fresca, mas também se fazem sumos, saladas ou sorbets (de água).
Por ser uma fruta com tanto teor de água, não é recomendável ingeri-la em combinação com outros alimentos, pela mesma razão que não se deve beber demasiada água ás refeições! A água dilui os sucos gástricos e atrasa a digestão, provocando inchaço e mal estar.
Com a polpa e a casca trituradas, fazem-se aplicaçoes locais sobre a pele infectada (eripsela).
Em muitos dos tratamentos acima referidos são usadas as sementes trituradas ou amassadas.
As sementes são também comestíveis, torradas ou fritas, como aperitivo.
Pode também usar-se a parte verde, perto da casca , para fazer saladas, embora se deva consumir imediatamente após ser cortada e não se deve misturar com outros alimentos.
Na Rússia faz-se um tipo de vinho à base de melancia.
O chá de sementes de melancia ( 2 colheres de sopa de sementes para 1/2 litro de água) é vasodilatador e por isso usado para melhorar os problemas de impotência sexual e hipertensão arterial.

Curiosidades e mitos
  • O dia da melancia é comemorado desde 2006 no Brasil a 26 de Novembro (Wikipédia).
  • Há um provérbio que diz: "Vinho sobre melancia dá pneumonia". É apenas um mito. Sem nenhuma explicação científica, pois quando muito pode dificultar a digestão, com uma possível sensação de enfartamento.
  • A melancia é indegesta: "A ideia de que a melancia seria uma fruta indigesta vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade, esse processo é extremamente simples, já que grande parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa actuam ainda na melhoria do funcionamento do intestino." (rgnutri)


Link para essa postagem


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Alface

História

O cultivo e consumo de alface é já milenar. Há registos do seu uso e propriedades de há mais de 4500 anos. Foram encontrados sinais do seu consumo nos túmulos do antigo Egipto; No séc. VI a.c. os Persas já a cultivavam; Os antigos Gregos e Romanos espalharam-na por toda a região do mediterrâneo; e as suas propriedades são referidas ao atribuírem-lhe a cura de uma doença hepática ao imperador Augusto, foi receitada por Hipócrates para limpar o sangue, e outros ,sucessivamente, a foram receitando atribuindo-lhe poderes medicinais, incluindo benefícios na conciliação do sono.
Entre as verduras que se consomem cruas, em saladas é, desde há séculos, a mais utilizada!

Alface
Lactuca sativa

Há hoje muitas espécies de alfaces, mas todas derivam da espécie silvestre, a lactuca serriola, que cresce pelos campos como erva daninha. Agricultores e produtores foram ao longo dos anos modificando e seleccionando, melhorando-a em tamanho, textura e sabor... até conseguirem as alfaces que hoje conhecemos.

Cultivo

 
O seu cultivo é de uma maneira geral fácil, adaptando-se bem a praticamente todos os tipos de solo. Cultiva-se durante todo o ano, havendo algumas espécies mais resistentes ao frio e geadas do Inverno e outras que melhor suportam a sol quente de Verão. Nesta época o importante é ter a terra sempre húmida, sem estar encharcada... A falta de água torna-as mais duras e amargas e "espigam" mais depressa.
  • Normalmente, faz-se a sementeira em viveiro
  • Depois transplantar para o terreno, separadas uns 25 a 30 cms umas das outras.
  • Libertar a terra envolvente de ervas daninhas e protegê-las dos caracóis e lesmas, que encontram nas alfaces um delicioso manjar.
  • Regar e vê-las crescer!
É muito bom ter um canteirinho de alfaces no jardim traseiro de casa, onde as podemos colher fresquinhas, sempre que precisamos.

Variedades

Há várias espécies de alfaces, e segundo pesquisa que fiz, não pude determinar ao certo quantas nem o verdadeiro nome delas, pois encontrei dados muito variados. Não vou referir nomes científicos, vou apenas separá-las segundo as características facilmente observáveis: umas são de folhas mais tenras e macias, onduladas, ou até mais frisadas e um pouco mais duras, e por isso mesmo mais resistentes tanto no campo como também na sua conservação. Variam também segundo a sua forma: de folhas mais alongadas ou arredondadas, fechadas como um repolho ou mais abertas... Também as há de diferentes cores, com várias tonalidades de verde, e de vermelhos...

Propriedades e Recomendações

A alface é constituída essencialmente por água. Contém muito poucas calorias (17 em 100 gr) e além disso é rica em vitaminas e minerais.

  • Por tudo isso é o alimento de excelência nas dietas de emagrecimento
  • Recomendado na dieta durante a gravidez e aleitamento
  • Diabéticos, pois diminui o nível de glicose no sangue
  • É diurética ajudando a combater a retenção de líquidos
  • Diminui a tensão arterial, através da sua acção diurética
  • Contém fibra que ajuda o funcionamento do intestino, aliviando a obstipação
  • Ajuda a combater as insónias, pois é antiespasmódica, sedativa, e alivia a dor
  • Pode usar-se como tratamento de beleza, pois é descongestionante e refrescante quando usada como máscara (as folhas frescas esmagadas) sobre a pele irritada
Modo de uso

 
A maneira mais frequente de consumir a alface é crua, em saladas, o que lhe dá imensas vantagens em relação a outras verduras, uma vez que não perde vitamínas nem minerais, que acontece durante o processo de cozedura. Simples ou acompanhada de outros vegetais como tomate, pepino, pimento, rabanete... há imensas formas de misturar ingredientes e fazer uma salada, tendo como base sempre a famosa alface! Também o tempero é ao gosto de cada um, mas o mais frequente é o molho de vinagreta. Se substituirmos o vinagre por limão aumentamos consideravelmente o teor vitamínico à salada
No entanto também se pode comer cozinhada de varias maneiras, como por exemplo em sopas.

Como calmante é usado em forma de infusão, deixando repousar várias folhas cortadas num litro de água a ferver;coar e adoçar com mel. E como disse antes pode ser aplicada directamente sobre a pele irritada, depois de bem esmagadas algumas folhas de alface.


Link para essa postagem


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Limonete




É Verão em Portugal e como tal nos jardins as plantas estão verdes e cheios de flores. E há plantas muito especiais, e que eu gosto particularmente... pela beleza simples, pelo aroma, pela utilidade...


O Limonete!

De nome científico Lippia citriodora, Verbenaceae, Aloysia triphylia, é também conhecido por lúcia-lima, doce-lima, bela-luísa, cidrila...
Para mim é limonete... O importante é que é uma óptima planta de jardim: é um arbusto que pode atingir os 2 mts criando recantos acolhedores; quando plantada perto de um local de passagem, somos presenteados com o seu agradável perfume; e tem umas lindas florzinhas brancas, cuja beleza e simplicidade nos faz descansar...
Tem muitas utilidades, tanto na saúde como no lar.



As folhas verdes são utilizadas em saladas, em sobremesas com frutas, ou simplesmente como decoração em diversos pratos; para aromatizar doces, geleias, azeites ou vinagres; os ramos frescos podem ser usados em arranjos florais. as folhas e mesmo toda a planta, são ricas em óleo essencial, que é insecticida e bactericida. Depois das folhas secas pode fazer-se potpourris ideais para perfumar e desinfectar os armários de cozinha e despensa... Em fitoterapia é usado no tratamento de insónias, da depressão, ansiedade e stress, pois são-lhe atribuídas propriedades calmantes e sedativas... mas não só... tem também propriedades antiespasmódicas que a tornam indicada nos transtornos digestivos, no tratamento de digestão difícil, cólicas gástricas, diarreia e flatulência, e nas cólicas renais e biliares... devendo ser ingerido como infusão, (4 colheres para 1 litro de água) depois das refeições. Por tudo isto eu digo que é uma planta excelente!
E o chá de limonete é delicioso!


Link para essa postagem


Alimentos de Verão

A fruta é o alimento de Verão por excelência, porque contém poucas calorias, muita água, vitaminas e minerais, óptimas para combater o calor: refrescam e rehidratam! Podemos comê-la ao natural, em sumos, ou em ricas saladas!
Outro grupo importante são os vegetais, com os quais fazemos variadas e refrescantes saladas, ou umas sopas ligeiras...
O peixe, grelhado de preferência, acompanhará ditas saladas, mas a carne e os grãos devem consumir-se em muito menor quantidade, uma vez que são alimentos muito calóricos, pesados e de difícil digestão.

É certo que com o comércio de hoje em dia conseguimos comprar de tudo em qualquer época do ano... No entanto o nosso organismo não tem as mesmas necessidades durante o ano inteiro. A natureza é sábia e por isso mesmo a sua produção de alimentos é diferente ao longo do ano. Se repararmos bem, verificamos que os alimentos de inverno são mais calóricos, para que o nosso organismo possa resistir ás baixas temperaturas, e o contrário sucede de verão; portanto a minha recomendação é que consumamos de preferência os produtos da época... além do mais, nestes momentos de crise em que "temos de fazer contas à vida", estes são também os alimentos com melhor preço no mercado!

Sigamos pois os conselhos que a Mãe Natureza nos dá!
Os produtos de Verão são os mais coloridos da horta, (cerejas, pêssegos, ameixas, morangos...tomates, alfaces, pimentos, pepinos, feijão-verde, etc.) ricos em antioxidantes, necessários para a protecção da pele do excesso de sol.

Quando o calor aperta, o fundamental é a água- água pura! Ela ajuda o nosso organismo a regular a temperatura, a eliminar toxinas, e ajuda na digestão. Mas também o consumo das frutas pode ajudar a conseguir esse equilíbrio, pois por exemplo o melão e a melancia são muito ricas em água. Outros alimentos da horta cumprem também esta função, como os tomates, pepinos, pimentos,...etc., mas esse assunto deixarei para o próximo post!...

Por hoje, a recomendação é: Se está calor, beba muita água e consuma frutas e verduras da época! A Natureza é o nosso melhor catálogo de compras!

TALVEZ GOSTE TAMBÉM DE VER:


Link para essa postagem


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Girassol

Escolhi um girassol para decorar o cabeçalho do meu blog, pela "grandeza" desta lindíssima flor e pela mesma razão será a primeira flor a ser retratada.
Girassol
Helianthus annus

 
O girassol é uma flor imponente, pelo nome, pelo tamanho, pela cor...
A planta pode atingir 3 metros de altura e o diâmetro da flor varia entre os 10 e 30 cms com pétalas amarelo forte, que nos fazem lembrar o sol. Aliás como o próprio nome indica, o girassol é a "flor-do-sol" (helios - sol / anthos - flor).
Planta forte, resistente e robusta, de flor lindíssima, consegue um lugar de destaque em qualquer jardim. Para além da beleza e imponência, esta flor destaca-se pelas suas virtudes pois tudo nelas parece ser útil.
Originária da América do Norte e América Central, esta planta milenar terá sido aproveitada e cultivada pelos indígenas para ser usada como alimento. Posteriormente foi trazida para a Europa no séc.XVI.
Simbologia e mitos

Considerada por muitos a planta símbolo do milénio, são muitos os significados que lhe são atribuídos,  uns devido ao seu tamanho, reflectindo força e poder, outros pela cor, todos eles de caracter positivo: fama, sucesso, sorte, felicidade, dignidade, paixão, alegria, respeito, integridade... Talvez por estes simbolismos esteja tão de moda, pelo menos em Portugal, o seu uso na decoração em grandes celebrações, como em casamentos, por exemplo!
Em Espanha deve ter-se onze girassóis para ter sorte!
No Brasil, crê-se que expôr umas sementes de girassol ao sol, cura a infertilidade!
Na Hungria colocam umas sementes no parapeito da janela da casa de uma mulher grávida para que nasça um menino.
Cultivo 



A polinização das sementes é feita através de insectos, sobretudo das abelhas.
A reprodução do girassol faz-se através das sementes que podem ser primeiro semeadas em canteiro e depois transplantadas, ou semeadas directamente no terreno, deixando um espaço de uns 50 cms entre elas. De crescimento rápido, semeado na Primavera floresce no Verão. Por ser uma planta resistente, não oferece dificuldade nem cuidados muito especiais:

  • Solo ligeiramente arenoso, bem drenado, não muito duro, pois a sua raiz é profunda e perpendicular, chegando a atingir 1,5mts...

  • Rega regular, embora possam tolerar alguma seca em terreno aberto, em vasos deve ter-se o cuidado de não deixar secar a terra...

  • Adubação periódica, que favorece a floração saudável e plantas fortes...

  •  Lugar  muito ensolarado, com sol directo pelo menos 4 a 5 horas diárias.
Propriedades

Para além da beleza natural da flor, o girassol é uma planta de riquíssimo  valor nutricional, industrial e ecológico.
 Muito calórico, sementes oleaginosas, rica em vitamina E e vitamina B1, é uma excelente fonte de energia.
Utilização
 
Na planta do girassol tudo é útil e aproveitado: a flor, as sementes, as folhas...
Para a utilização das flores estas devem ser colhidas ainda jovens, enquanto que para o uso das sementes se devem deixar madurar bem a flor, para depois se separar as sementes que se formaram na parte central da flor, colocando-as ao sol para secarem.

  • Por serem tão lindas estão muito de moda como planta ornamental, tendo surgido nos últimos anos a produção de variantes de flores mais pequenas e de várias cores... com as quais se fazem belos arranjos florais e bouquets.


  • Pelas propriedades anteriormente descritas, as sementes são  um óptimo alimento. Normalmente usado na alimentação de alguns pássaros de cativeiro, servem também para o consumo humano...

  • É também utilizado para a alimentação do gado, em substituição de outros grãos.

  • No entanto o seu cultivo é feito a grande escala, chegando a produzir-se (segundo Wikipédia) 20 milhões de toneladas de sementes anualmente, para serem transformados pela indústria em óleo alimentar.

  • Mais recentemente, e sobretudo no Brasil fazem-se estudos e estão a fazer-se grandes plantações para utilizar as sementes de girassol na  produção de biodíesel... Poderá vir a ser a planta do futuro,  se se conseguir melhorar o processo de transformação, optimizando a trilogia: qualidade do produto, custos de produção e impacto ambiental... 

  • As folhas libertam certas substãncias que evitam o crescimento de plantas daninhas - são plantas antagónicas  e  esse processo  chama-se alelopatia.
(Deixo aqui uma preocupação minha nesta matéria, pela destruição da floresta para ser substituída por campos de cultivo de girassol e outras espécies de plantas, para mais tarde, se não interessar financeiramente às grandes produtoras, deixarem os campos ao abandono e as florestas irremediavelmente destruídas!...)


Link para essa postagem


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Limão

Este é o princípio do meu blog sobre flores e frutos e como tal elegi o Limão como referencia.
Ele decora o fundo do blog, porque para mim é quase o símbolo da fruta! Apesar de ser um fruto que normalmente não se come ao natural, de forma directa, como a maioria dos outros frutos, é usado de várias maneiras e contém tantos benefícios para a saúde, que tenho a certeza voltarei a falar sobre este fruto, pois muito ficará ainda por referir...

O Limoeiro
Cultivo
O limoeiro é uma árvore de tamanho médio, de crescimento relativamente lento, que se adapta bem aos diferentes tipos de solos e é resistente às variações do clima, embora dos citrinos seja o mais sensível às geadas, pelo menos enquanto a árvore é jovem; Planta-se no Outono ou no Inverno e dá frutos a partir do 3º ano. Precisa de rega, sol e fertilizantes minerais... É uma árvore de folha perene, e floresce  praticamente todo o ano, pelo que apesar de ser cultivada com o interesse nos seus frutos, pode ser também usada como árvore de jardim...

LIMÃO
Citrus limonum

Há diferentes espécies de limão, o que mais usamos na Europa é o representado na foto: amarelo, grande, casca rugosa e grossa, muito aromático e com poucas sementes. Mas os limões variam em tamanho, e cor... lembro-me dos limões que consumia em pequena, em África e mais tarde na América Latina, redondinhos, pequenos, verdes... e extremamente ácidos!
Propriedades e recomendações

Estudei algumas tabelas e verifiquei que o limão tem muito poucas calorias, (29cal/100g) gorduras ou hidratos de carbono, mas contém razoáveis quantidades de minerais e muitas vitaminas, sobretudo vitamina C...Tem por isso um papel importante no nosso organismo:
  •  É um depurativo, ajudando por isso  a combater a hipertensão e a insuficiência renal, e a prevenir doenças cardiovasculares, degenerativas e até cancerígenas
  • Aumenta as defesas do organismo, ajudando a prevenir doenças infecciosas, como gripes e constipações, entre outras...
  • Rico em vitamina C que actua na formação dos ossos, dentes, e glóbulos vermelhos e que tem papel importante em todas as outras propriedades referidas 
  • Antioxidante
  • Anticolesterol, também diminui o açúcar no sangue 
  • Antidepressivo, ajuda a combater as dores de cabeça e o reumatismo (vit.C)
  • Combate o cansaço, a fadiga e a fraqueza
  • Adstringente, ajuda a combater as diarreias
  • Estimula a circulação...
  • Ajuda a digestão e favorece o tratamento de úlceras e acidez estomacal
  • É usado em cosmética, pelos efeitos tem sobre a pele actuando na sua limpeza: evita pontos negros, fecha os poros, equilibra as peles oleosas; fortalece as unhas
  • Usado em dietas de emagrecimento, por todas as razões já descritas
No lar tem também várias utilidades:
  • Desinfectante, é usado na elaboração de produtos de limpeza.
  • Aromático, é o ingrediente principal de muitas marcas de perfumaria...
 
Modos de uso

  • Por ser um fruto tão ácido o limão não é, normalmente, consumido ao natural.
  • Utiliza-se na confecção de receitas doces, agridoces e também em pratos com muitas gorduras...
  • No tempero de saladas é um óptimo substituto do vinagre aumentando-lhes o teor vitamínico.
  • É excelente acompanhante de carnes, peixes e mariscos (sobretudo ostras).
  • Muito usado na decoração culinária, realça o aspecto dos alimentos, acrescentando-lhes sabor e vitaminas. 
  • Em forma de limonada, é uma excelente bebida refrescante e revigorante, mas há imensas bebidas industrializadas, com sabores a aromas a limão...
  • Toma-se também em infusão ( "chá" ), sobretudo depois das refeições.
  • Para evitar que algumas frutas e verduras oxidem, regam-se com uns gotas de limão imediatamente após serem cortadas.
  • Para retirar os cheiros desagradáveis a peixe, marisco, alho, etc.das mãos, esfregue-as com uma rodela de limão. Em refeições em que o marisco se come com as mãos é até costume ser fornecido a cada comensal um toalhete perfumado com aroma a limão! em nossas casas, de forma mais casual e económica, coloca-se ao lado de cada prato uma tacinha com água e umas gotas de limão, adornadas com a casca, que para além da função decorativa aporta óleos essenciais que beneficiam a pele...
  • Para desinfectar e eliminar os piolhos da cabeça das crianças pequenas, aplica-se umas gotas de limão misturadas com polpa de abacate esmagado...
Dicas:
  • Aqueça ligeiramente o limão ( no microondas ou em banho-de-maria) para melhor lhe extrair o sumo.
  • Se está constipado ou com início de uma gripe, ferva 2 ou 3 limões bem lavados, cortados aos quartos e com casca num litro de água durante 10 a 15 minutos. Adoce com mel e beba ao deitar. Verá que melhora!
Como vimos, o limão é um fruto indispensável em casa. Encontra-se á venda durante todo o ano. Escolha os que estão mais frescos, de cor amarelo brilhante e sem manchas ou grandes cicatrizes.Quanto mais pesados forem melhor, pois têm mais sumo.


Link para essa postagem


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...